segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Blogue As Faces de Marisa e Toda Uma Nova Vida, uma edição da 4 Estações Editora.

http://l.facebook.com/l/OAQHilArRAQGz-Hq8PQfrPHFD0VcjcAx9A1DqQjXfNddUSA/simplesmentemarisa.blogspot.pt/2016/02/curtas-licoes-para-uma-nova-vida-01.html

sábado, 13 de fevereiro de 2016


CURTAS LIÇÕES PARA UMA NOVA VIDA #01

Há uns dias comecei a ler o livro "Toda uma nova vida", de Luciana Giovannini, que me
foi gentilmente oferecido pela 4Estações Editora.
Como não é um romance, mas um livro de autoajuda e de coaching, que pretende ajudar o leitor a"realizar os seus sonhos e vencer o medo e as emoções negativas", não estou a lê-lo de seguida, mas a fazer uma leitura pausada, em momentos de maior concentração e introspeção.

Acredito mesmo que a nossa mente, o intelecto e as emoções podem ser "treinados" para a felicidade e que todos temos dentro de nós a capacidade de seguir um caminho de sucesso, de paz e de realização. Aliás, cada vez acredito menos na sorte ou no destino e mais no poder das nossas energias.
Por isso, aproveito todos os ensinamentos que chegam até mim, debruço-me sobre eles e tento interiorizar alguns, para os usar na busca por uma vida cada vez melhor.

E como sei que há muita gente (como eu) que busca uma vida melhor, decidi ir escrevendo alguns posts com as principais lições que vou retirando desta obra e que nos são transmitidas pela coacher Lucia Giovannini.


OS 5 NÍVEIS DE MUDANÇA

Nível 0: Resistência à Mudança
"Embora não estejamos satisfeitos com os resultados que alcançamos, continuamos a fazer as mesmas coisas, a ter os mesmos hábitos, a estar nos mesmos ambientes, a reagir sempre da mesma maneira. Dessa forma, temos a ilusão de estabilidade e da segurança e parece que nada se altera. (...) quanto mais continuamos a implementar as mesmas soluções que não funcionam, mais cresce o desconforto."

Nível 1: Mudança Incremental
"(...) começamos a aprender algo novo e isso leva-nos a cumprir novas ações. Esforçamo-nos por usar a nossa capacidade de adaptação, por desenvolver uma flexibilidade específica e adotamos novos modos de lidar com as situações. (...) lentamente, começamos a obter melhores resultados, embora nos mantenhamos em âmbitos conhecidos."

Nível 2: Mudança de Desenvolvimento
"(...) começamos a perguntar-nos sobre quais serão as novas capacidades e comportamentos que precisamos de explorar, se bem que o façamos de forma descontínua. (...) começamos a desenvolver novas habilidades e a procurar novos territórios."

Nível 3: Mudança Evolutiva
"(...) quando avançamos em novas direções, explorando novos cantos e adotando novas maneiras de pensar e novas atitudes, começamos a tornar-nos pessoas novas, a desenvolver novas perceções de nós próprios e da nossa identidade. A mudança já não tem apenas a ver com os nossos comportamentos, com o nosso trabalho, com as nossas relações ou com a nossa saúde, mas sim com o nosso eu mais profundo."

Nível 4: Mudança Revolucionária
"Quando surge uma nova identidade, o Mundo inteiro é alterado pela nova ideia de nós próprios que guia os critérios das nossas escolhas e que dá uma direção nova à nossa vida. É o momento de «despertar», caracterizado por profundas intuições. (...) leva de facto a verdadeiras revoluções na nossa existência."

In "Toda uma Nova Vida" (pág. 20-23), de Lucia Giovannini

Sem comentários:

Enviar um comentário