segunda-feira, 12 de outubro de 2015

http://asleiturasdocorvo.blogspot.pt/2015/10/um-anjo-de-quatro-patas-walcyr-carrasco.html

Um Anjo de Quatro Patas (Walcyr Carrasco)

Uno apareceu numa altura difícil da vida... e mudou tudo. Sendo um perfeito exemplar da sua raça, não era nem obediente, nem de temperamento fácil e muito menos um bom cão de guarda. Mas tornou-se parte de uma família quando não havia nenhuma. E, ao fazê-lo, fez parte do caminho em direcção a uma vida melhor. Esta é a sua história. 
Um dos problemas que se encontram, por vezes, neste tipo de livro é que, para quem já leu muitos livros do género, as histórias começam a parecer bastante semelhantes. Até porque o processo de convivência com um cão, único e intransmissível como é para cada dono, tem, ainda assim, inevitavelmente pontos em comum. Mas há algo de diferente neste livro, algo de mais único numa relação que é, em si, única para cada pessoa que a vive. E isso tem a ver com a forma como o autor conta a sua história.
Um dos primeiros aspectos a cativar neste livro é o facto de ser, ao mesmo tempo, a história do cão  a história do dono. Claro que é Uno o centro do livro, mas, ao não se esquecer de si próprio no relato da sua relação com o seu cão, o autor torna a história muito mais vasta e - por isso - mais interessante. Não se trata só das aventuras - e desventuras - protagonizadas por Uno, mas também de um percurso de superação da perda que coincide com esse momento no tempo. E esta fusão de duas histórias - a do cão e a do homem - torna o relato muito mais marcante.
Também a escrita contribui para fazer deste um livro memorável. Cativante, sem elaborações desnecessárias, mas incrivelmente genuína nas emoções que expressa, cria uma sensação de proximidade que é, ao mesmo tempo, comovente e reconfortante. Sensação essa que, emocionando facilmente qualquer pessoa que tenha ou já tenha tido uma relação de afecto com um animal de estimação, transcende essa ligação, transpondo a profundidade desse elo para outros tipos de relações.
E se é certo que há emoções em abundância neste livro, há também um muito cativante sentido de humor, que acrescenta ao texto uma leveza que contrasta com os momentos mais dramáticos, reflectindo, de certa forma, os inevitáveis altos e baixos da vida.
Some-se tudo isto e o resultado é uma leitura envolvente e agradável, com episódios divertidos e momentos de grande emoção. E, acima de tudo, com um retrato de afecto e - porque não dizê-lo? - de amor, que transcende, à sua maneira, todas as barreiras. Muito bom.

Título: Um Anjo de Quatro Patas
Autor: Walcyr Carrasco
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário